EGAV

O que é?

Cidade sede da grande região central do Estado de São Paulo, berço do voo a vela no Brasil, terra de Ozires Silva, criador e fundador da Embraer e de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, Bauru realizou, em 2008, a Primeira Edição do VOA BAURU – EGAV.

Realizações independentes em anos anteriores, o EGAV (Encontro Geral de Aviação) era uma iniciativa com participação oficial da ANAC, que visava a reciclagem permanente de pilotos, apresentando palestras, discussões técnicas e apresentações técnicas. Por outro lado, o VOA BAURU, evento que, por iniciativa do Grupo Cidade de Comunicação e do Aeroclube de Bauru já acontecia na cidade desde 2.000, veio somar-se ao EGAV em 2.008, o que resultou numa grande festa da aviação que ganhou dimensão nacional, gerando grande volume de mídia espontânea em sua primeira edição.

O VOA BAURU nasceu com a proposta de realizar a promoção da cultura, do lazer e do entretenimento, oferecendo uma opção de turismo pra a população do interior do estado de São Paulo e destacando a cidade de Bauru como pólo aeronáutico e berço do Voo a Vela. A realização conjunta com o EGAV só ampliou essa abrangência, atraindo pilotos, alunos de aeroclubes e mecânicos da aviação, de todo país.

História

Durante a semana de 24 a 27 de abril de 2008, o VOA BAURU/EGAV, teve a participação de um público total de mais de 70 mil pessoas, sendo quase 2 mil inscritos e convidados ligados à atividade da aviação, participantes de palestras, workshops, feira técnica, confraternizações, homenagens e coquetéis, incluindo a ilustre presença das Gerências Regionais da ANAC de todo o Brasil.

O grande público presente constituiu-se de pessoas interessadas em lazer e entretenimento, com grande ênfase para grupos familiares e jovens, que puderam se deliciar com as exposições e atividades em solo, acesso às mais diversas aeronaves novas e antigas em exposição, música, áreas de alimentação e espetáculos aéreos, com jatos, aviões de acrobacia, balões, planadores, pára-quedismo, e aeromodelos.

Voa Bauru – EGAV 2° Edição

Com o seu surpreendente resultado e grande repercussão, o VOA BAURU – EGAV passa a ocupar um espaço importante no calendário de eventos do país, elegendo a cidade de Bauru como um novo pólo turístico/ técnico no segmento aeronáutico e tornando-se um marco referencial da aviação nacional, devendo se repetir, com o mesmo formato, em versões anuais.

Os organizadores já preparam a 2° Edição do VOA BAURU – EGAV, sinalizando os meses de setembro e outubro como potencialmente indicados para a realização do grande evento que já tem grande procura por parte de patrocinadores, participantes e atrações aeronáuticas.

Fotos