Exame Médico

Exame Médico

Para tornar-se um profissional em qualquer uma das carreiras da aviação, é necessário obter o CERTIFICADO DE CAPACIDADE FÍSICA (CCF), um documento emitido pelas Juntas Especiais de Saúde (JES)m Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL) ou pelos Médicos Credenciados (MC) pela ANAC.

O candidato passa por uma Inspeção de Saúde e após essa etapa, é realizada a avaliação do mesmo para a emissão do Certificado que atesta a sua aptidão, com ou sem restrições, indicando que o candidato possui requisitos necessários para o desempenho satisfatório das atribuições que irá desempenhar, ou seja, o tipo de habilitação, podendo ser de 1ª ou 2ª Classe.

Exame Médico é um dos primeiros passos que o interessado deve dar se quiser iniciar qualquer um dos cursos das carreiras da aviação, em qualquer uma das escolas homologadas pela ANAC. Sem o exame médico, o aluno não pode iniciar a prática de voo. Após o exame, com resultado positivo, o interessado está apto a começar o aprendizado teórico e prático.

Requisito obrigatório, o exame médico será efetuado pelo Hospital da Aeronáutica de São Paulo (HASP), mediante apresentação de requerimento fornecido pelo Aeroclube de Bauru.

O horário de funcionamento do HASP é de 2ª a 6ª feira, das 6h30 às 7h30 da manhã.

Além do requerimento, o aluno deverá portar RG, CPF e caneta esferográfica preta. Deverá também levar o comprovante de vacina de febre amarela e antitetânica, radiografia panorâmica oral e laudo do eletroencefalograma.

Alunos com idade maior que 40 anos devem apresentar exame ergométrico com laudo.

Os Certificados de Capacidade Física são regulamentos pelo Código Brasileiro do Ar – Lei nº 7656 – 19/12/1986), pelo RBHA 61 (Licenças e Certificados técnicos) e RBHA 67 (certificados de capacidade física).