Mecânico de Aeronaves

Não disponível no momento.

Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

Curso que habilita o interessado a atuar como mecânico qualificado em manutenção de aviões, helicópteros e planadores.

Profissional altamente qualificado, o Mecânico em Manutenção de Aeronaves é imprescindível nas empresas aeronáuticas, fábricas de aviões, aeroclubes, aeroportos e hangares privados. Sua atividade prioritária é a manutenção preventiva e corretiva, visando sempre a segurança de voo.

Além do módulo básico, o curso do Aeroclube de Bauru também oferece opções de especialização em Células, Grupo Moto Propulsor e Aviônicos. Cada uma dessas opções tem conteúdo programático próprio que qualificam o mecânico para atividades relativas ao currículo desenvolvido.

O mercado de trabalho tem se tornado bastante promissor do que diz respeito à contratação de mecânicos especializados em aeronaves, uma vez que o setor aéreo se encontra em franco desenvolvimento, além de cada vez mais exigente na contratação, exigindo atualmente a formação dos profissionais em escolas homologadas pela ANAC e a experiência em oficinas também homologadas pelo órgão que regula a aviação no país.

Mecânicos de automóveis podem ampliar seu âmbito profissional de atuação, especializando-se na mecânica aeronáutica para inclusive poder integrar equipes de grandes empresas de aviação, não só no Brasil como no mundo inteiro.

Para a formação do profissional em Mecânica de Aeronaves, há três etapas a serem cumpridas.

Em primeiro lugar, é preciso freqüentar o curso de formação em uma escola homologada pela ANAC. Depois, ele precisa realizar um estágio de formação prática em uma oficina que também seja homologada pelo órgão regulador. O terceiro estágio é o exame junto a ANAC para a obtenção do CCT – Certificado de Conhecimentos Teóricos.

O curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica é dividido em 4 módulos teóricos sendo o módulo básico comum e obrigatório como pré-requisito para as outras especializações. Após o término do Módulo Básico, o aluno recebe um Certificado e pode fazer livre opção quanto a especialidade que pretende cursar.

Após o término do curso teórico, com comprovação de freqüência mínima em 85% das aulas, e das atividades práticas, o aluno deverá submeter-se a realização das provas oficiais da ANAC. Aprovado neste exame em que é necessário a média 7,0, o aluno recebe seu Certificado de Conhecimentos Técnicos (CCT).

De posse do Certificado de Conhecimento Teórico, o aluno já está apto para iniciar seus primeiros passos, sendo necessário que realize trabalhos práticos e experiência profissional comprovada por 3 anos em uma oficina homologada. Só depois desse prazo de estágio prático comprovado é que o mecânico pode adquirir o Certificado de Habilitação Técnica que o qualifica definitivamente como profissional.

Conteúdo Teórico

Módulo Básico: matemática, desenho de aeronaves, física, inglês técnico, aerodinâmica, materiais de aviação e processos, tubulações e conexões, combustíveis e sistema de combustíveis, eletricidade, peso e balanceamento, geradores e motores elétricos, ferramentas manuais, princípios de inspeção e regulamentação da manutenção, regulamentação da profissão de mecânico de aeronaves, primeiros socorros e segurança de voo.

Módulo Especializado em Células: estrutura de aeronaves; sistemas de controle de voo; entelagem e pintura; reparos estruturais; soldagem; sistema de proteção contra chuva, gelo e fogo; sistema hidráulico e trem de pouso; sistema pneumático de pressurização e ar condicionado; sistemas elétricos, sistema de comunicação e navegação; instrumentos.

Módulo Especializado em G.M.P: teoria e construção de motores de aeronaves; sistema de admissão e de escapamento; sistema combustível do motor; sistema de ignição e elétrico do motor; sistema de partida do motor; sistema de refrigeração e lubrificação do motor; sistema de proteção contra fogo do motor; hélices; remoção e instalação de motores; operação e manutenção do motor.

Período: Noturno
Dias e Horário das aulas: Segunda a Sexta das 19:00 às 22 horas

Próxima turma: EM BREVE MAIORES INFORMAÇÕES