Seja um Piloto

A vontade de dominar os céus é um dos desejos mais íntimos e freqüentes do homem, desde os tempos imemoriais. Qual é o garoto que nunca sonhou pilotar um avião? Desde a época de Santo Dumont, o Brasil sempre fez história na aviação e continua fazendo, tornando-se um dos berços de pilotos mais respeitados em todo o mundo.

Além do sonho onírico que a aviação envolve seus amantes sonhadores, as carreiras oferecidas na área aeronáutica são bastante promissoras e acessíveis a maior parte dos jovens. Acrescente-se a isso o fato de que o mundo globalizado experimenta um verdadeiro “boom” no mercado da aviação, propiciando excelentes oportunidades de contratação de pilotos de avião, dentro e fora do país.

Para pilotar aeronaves é necessário cumprir os requisitos legais necessários à formação de pilotos, no que tange à instrução teórica e à instrução prática e voo.

Desde 1939, o Aeroclube de Bauru é uma das mais tradicionais Escolas de Aviação do Brasil homologada pela Agência Nacional de Aviação – ANAC. A cada ano, a escola do aeroclube comemora as excelentes marcas de aprovação obtidas por seus alunos nos exames (bancas) da ANAC.

Para dar vazão ao sonho de pilotar aviões ou mesmo de fazer parte de uma tripulação aérea, como Comissário de Voo, basta ter a idade mínima de 18 anos, completar o 2º grau de estudos e ingressar como aluno no Aeroclube de Bauru.
O curso de piloto privado de planador ou de avião, além de dar início a uma carreira profissional promissora ou mesmo para uma carreira esportiva, também isenta os jovens do serviço militar.

O primeiro estágio na carreira do piloto é o curso de PILOTO PRIVADO, mais conhecido pelos leigos como “brevet”. Com esse nível de aprendizado, o aluno obtêm sua licença de piloto amador, podendo pilotar aviões particulares, para uso próprio e aeronaves de propriedade de aeroclubes.

O segundo estágio de evolução na carreira é o de PILOTO COMERCIAL.

O curso de PILOTO COMERCIAL de aviões é uma continuidade do curso de PILOTO PRIVADO e aprofunda os estudos de navegação aeronáutica, visando o status da carreira profissional e permitindo ao aluno a formação exigida por lei para que o piloto possa exercer atividade remunerada, tanto na aviação executiva quando na comercial.

Finalmente, o passo seguinte para aquele que quer continuar a carreira, é a maior licença que um piloto pode obter na profissão que é a de PILOTO DE LINHA AÉREA: uma formação que permitirá ao interessado, voar como piloto na aviação de linha aérea regular.

Informações sobre a Escola de Aviação – Aeroclube de Bauru