Piloto Privado de Planador

Requisitos Necessários

  • Idade Mínima 17 anos
  • 1º Grau Completo
  • Certificado de Capacidade Física de 2ª Classe

Curso de Piloto Privado de Planador

O Curso de Piloto de Planador pode ser iniciado a qualquer momento no Aeroclube de Bauru, independentemente das três turmas anuais, formadas especialmente para os outros cursos.

Dividido em duas fases: o curso teórico (Ground School) e o curso prático, a parte teórica possui um currículo envolvendo as cinco matérias básicas da aviação, ou seja, praticamente o mesmo do curso de Piloto Privado de Avião:

  • Regulamento de Tráfego Aéreo
  • Meteorologia
  • Navegação Aérea
  • Teoria do Voo – Aerodinâmica
  • Conhecimentos Técnicos – Motores

Estas matérias exigem noções básicas de física e matemática dando ao aluno os conhecimentos necessários das regras de voo, funcionamento de uma aeronave e todos os seus sistemas, fenômenos meteorológicos que afetam a atividade e boletins meteorológicos.

O curso teórico é ministrado por instrutores especializados em volovelismo

Antes de iniciar as aulas práticas o aluno cursa o Ground School, onde adquire os conhecimentos básicos e necessários sobre os manuais de operação do planador em que terá a sua instrução prática e também irá conhecer profundamente os manuais sobre segurança de voo, técnicas de pilotagem e procedimentos comuns no voo em planadores. A duração do curso prático depende da disponibilidade de tempo do aluno, não tendo um prazo definido.

O curso prático será realizado a bordo de nossos Puchacz. Estes planadores de duplo comando possuem características de voo que o tornam altamente adequado aos voos de aprendizado.

Após cerca de 40 reboques com o planador de instrução o aluno realizará seu primeiro voo solo: aquele em que o aluno voa sozinho, colocando em prática todos os conhecimentos obtidos no curso teórico e nas horas de instrução prática. Nesta fase, apesar de realizarem voos solo, os alunos estarão sob constante supervisão dos instrutores, sempre prontos a dar orientações via rádio caso necessário. Ao completar 10 horas de voo solo os alunos normalmente estarão aptos a concluírem seu curso e serão encaminhados ao seu voo de check. Neste voo, efetuado com um examinador credenciado pela ANAC, serão avaliadas a capacitação teórica e prática do aluno. Sendo aprovado, receberá seu brevet, tornando-se então um novo piloto de planador.

O Aeroclube de Bauru é um dos mais tradicionais centros de voo a vela no Brasil, sendo o clube que ocupa a primeira colocação no Ranking de Clubes da ABVV – Associação Brasileira de Voo a Vela.

Considerado um celeiro de formação de campeões e recordistas brasileiros em volovelismo, o Aeroclube de Bauru possui 15 planadores para a prática e o ensino do voo a vela. Esta é considerada a maior frota de planadores existente em um areoclube brasileiro. Entre elas estão: os clássicos planadores Spalinger e Laister, dois modernos treinadores poloneses Puchacz, os nacionais de madeira “Quero-Quero” e “Urupema”, um planador da World Class PW-5 e os Classe Livre: Libelle, Jantar, Discus e ASW-20.

Para colocar os planadores em voo, o Aeroclube possui duas aeronaves rebocadoras, AeroBoero 180 e um PA-18. As instruções de voo acontecem todos os dias da semana utilizando-se o planador de instrução Puchacz.

Duração do Curso:

  • 45 reboques

*O curso de piloto privado de planador ou de avião isenta os jovens do serviço militar, conforme portaria Ministerial nº 1054/GM3 de 03/09/1979.