EDITAL – Processo seletivo para bolsa de Mecânico de Manutenção Aeronáutica

ATENÇÃO – RETIFICAÇÃO DE EDITAL   04/11/2010 .. . . . .  ACESSE AQUI

 

Processo Seletivo nº 001/2010/ACB -  RETIFICAÇÃO 001  de 04 de Novembro de 2010

 

PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO DA ANAC PARA O CURSO DE MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

 

O AEROCLUBE DE BAURU, faz saber aos interessados que, no período de 26 de Outubro à 12 de Novembro de 2010, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo nº 001/2010/ACB, para concessão de bolsas de estudo da Agência Nacional de Aviação Civil (Convênio no 0001 / ANAC / 2010 – Processo no 60800.021295/2010-44) no Módulo Básico e Módulo Especializado Célula do curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica, conforme vagas relacionadas no QUADRO I deste Edital.

O Processo Seletivo será regido por este Edital, seus ANEXOS e eventuais retificações, caso existam.

Estarão impedidos de candidatarem-se à bolsa os servidores da ANAC e/ou membros da Diretoria do Aeroclube de Bauru, cônjuges ou companheiros e parentes (consangüíneo ou afim), em linha reta ou colateral, até o 2° grau.

I. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

O Processo Seletivo será composto de:

a)   Inscrição;

b)   Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

c)   Análise da documentação dos candidatos classificados dentro do número de vagas disponibilizadas;

d)   Concessão da Bolsa de Estudo de 75% (setenta e cinco por cento).

QUADRO I

Módulo BÁSICO + MÓDULO Especializado CÉLULA …………………………………………………… 20 bolsas

Os 20 (vinte) primeiros colocados terão acesso inicial à bolsa, e os 5 classificados seguintes (vigésimo primeiro a vigésimo quinto lugares) poderão, eventualmente, ter acesso complementar à bolsa.

Por acesso inicial, entende-se a possibilidade do aluno ter a bolsa, por todo o período previsto no plano de trabalho, desde que mantenha, durante TODO o período de vigência, desempenho acadêmico e freqüência acima do mínimo exigido para o bolsista, a saber: média nas avaliações superior a 7,0 (sete) e presença superior a 85% (oitenta e cinco por cento).

Da eventual perda do acesso à bolsa

Considerando a necessidade de assegurar a qualidade de formação dos alunos concluintes, os bolsistas do convênio terão seu desempenho acadêmico e sua freqüência rigorosamente monitorados.

Os bolsistas que tiverem um desempenho acadêmico considerado abaixo das expectativas (média inferior a 7,0 (sete) nas avaliações) e/ou freqüência abaixo das expectativas (inferior a 85% (oitenta e cinco por cento)) receberão, assim que estiverem abaixo de ao menos um desses critérios, suporte especial da coordenação pedagógica e da coordenação técnica do curso.

Por suporte especial, entende-se aulas de reforço escolar, reuniões pedagógicas, de orientação e de motivação.

O objetivo do suporte especial é evitar uma queda maior de desempenho acadêmico e/ou freqüência (média inferior a 7,0 (sete) após recuperação e/ou freqüência de 75% (setenta e cinco por cento)), situação essa que excluirá o aluno do acesso à bolsa.

No caso de eventual desligamento de um aluno de uma bolsa, o aluno com melhor desempenho acadêmico (média geral – dentre as matérias já cursadas até o momento da avaliação – mais alta e superior a 7,0 (sete) e freqüência

superior a 85% (oitenta e cinco por cento)) receberá a bolsa pelo período que resta desde que seu desempenho acadêmico fique acima dos patamares mínimos. (CASO CONTRÁRIO CHAMAR OUTRO COMPLEMENTAR).

 II. DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão efetuadas exclusivamente na forma descrita neste Edital.

A Ficha de Inscrição, Anexo I, acompanhada de cópias dos documentos previstos no Anexo II e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, deverão ser encaminhados pelo correio ou entregue pelo candidato somente neste endereço:

PROJETO BOLSA DE MMA

AEROCLUBE DE BAURU

ALAMEDA DR. OCTAVIO PINHEIRO BRISOLLA, 19-100

JARDIM AEROPORTO

CEP: 17012-191

BAURU – SP

Os documentos constantes do Anexo II serão analisados quando o candidato for classificado dentro do número de vagas previstas no Quadro I do presente Edital.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais) e deverá ser paga diretamente na secretaria do AEROCLUBE DE BAURU ou através de depósito bancário na conta.

AEROCLUBE DE BAURU

BANCO: BRASIL

AGENCIA: 3015-5

CONTA CORRENTE: 7384-9

As Fichas de Inscrição deverão ser entregues no AEROCLUBE DE BAURU, impreterivelmente no período de 26 de Outubro à 12 de Novembro de 2010, das 9:00 horas às 17:30 horas.

O AEROCLUBE DE BAURU não se responsabiliza por quaisquer extravios que impeçam a chegada da inscrição e devida documentação ao seu destino.

As despesas com postagem serão de responsabilidade do candidato.

Não serão aceitas inscrições condicionais, via fax, via correio eletrônico ou fora do prazo.

O envio de qualquer documento, retificador ou complementar, em data posterior ao período estabelecido neste Edital será considerado como fora do prazo e a inscrição não será aceita.

Ao preencher a Ficha de Inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar nos campos apropriados, de forma legível e sem rasuras, seus dados.

O AEROCLUBE DE BAURU tem o direito de eliminar candidato do Processo Seletivo se o preenchimento de sua Ficha de Inscrição for feito com dados emendados, incompletos, rasurados ou incorretos.

É vedado ao candidato alterações posterior em seus dados.

Os candidatos somente poderão concorrer a uma vaga e poderão enviar somente uma única Ficha de Inscrição.

As informações fornecidas serão de inteira responsabilidade do candidato.

Quaisquer incongruências detectadas entre as informações prestadas na Ficha de Inscrição e a documentação comprobatória apresentada acarretarão desligamento de participação no Processo Seletivo e em qualquer ação e/ou atividade subseqüente ao mesmo.

Na hipótese de se comprovar fraude no(s) original(nais) do(s) documento(s) referido(s) neste Edital, em qualquer momento posterior à matrícula, independentemente das ações legais cabíveis, o candidato será automaticamente eliminado do Processo Seletivo e perderá, conseqüentemente, o direito à vaga conquistada e a quaisquer direitos dela decorrentes, devendo, ainda, devolver ao AEROCLUBE DE BAURU quaisquer benefícios recebidos indevidamente.

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.

Não serão devolvidos aos candidatos os documentos encaminhados junto à inscrição.

O candidato somente será considerado inscrito neste Processo Seletivo após ter cumprido todas as instruções descritas neste Edital.

No dia 17 de novembro de 2010 será divulgada no site do AEROCLUBE DE BAURU (www.aeroclubebauru.com.br) a listagem completa dos candidatos inscritos para a Prova Objetiva.
Só poderá concorrer a uma das vagas definidas no QUADRO I deste Edital, o candidato que, cumulativamente, atender aos seguintes pré-requisitos:

a)   Tiver concluído com aproveitamento, o Ensino Médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação até a data de realização da Prova do Processo Seletivo.

b)   Tiver 18 (dezoito) anos de idade completos até dia 06/12/2010, inclusive, a data de inicio das aulas.

III. DA PROVA OBJETIVA

A Prova Objetiva será de caráter eliminatório e classificatório.

A Prova Objetiva, para os candidatos a todas as vagas, será composta de 40 (quarenta) questões do tipo múltipla escolha, sendo atribuído 1 (um) ponto para cada assinalamento correto e 0 (zero) ponto para cada assinalamento incorreto ou realizado em desconformidade às instruções recebidas pelos fiscais da prova.

Cada questão conterá 5 (cinco) opções e somente 1 (uma) correta.

Os candidatos terão 3h (três horas) para realizarem a Prova Objetiva.

O Conteúdo Programático da prova está previsto no Anexo III do presente Edital.

A Prova Objetiva será realizada no dia 21 de novembro de 2010 às 09:00 horas.

Os locais das provas serão divulgados no dia 17 de novembro de 2010 através do site do AEROCLUBE DE BAURU (www.aeroclubebauru.com.br).

Será eliminado do processo seletivo o candidato que não atingir 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na Prova Objetiva.

O gabarito preliminar será publicado no dia 22 de novembro de 2010 no site do AEROCLUBE DE BAURU (www.aeroclubebauru.com.br).

Os recursos, reclamações e/ou sugestões dos candidatos em relação à Prova Objetiva deverão ser feitos, por meio da ficha de recurso, reclamação e/ou sugestões, disponível no local da prova ou na secretaria do Aeroclube de Bauru.

Os recursos poderão ser usados para assuntos relacionados a incorreções em questões e/ou gabaritos e deverão ser interpostos impreterivelmente até o dia 24 de novembro de 2010, 17:30 horas, prazo máximo para protoco diretamente na sede do AEROCLUBE DE BAURU no endereço descrito neste Edital.

O pleito recursal deverá ser claro, consistente e objetivo, indicando o que o fundamente.

Não serão analisados os recursos apresentados fora do prazo, fora do contexto e de forma diferente da estipulada neste Edital.

As alterações de gabarito decorrentes do deferimento de recursos estarão disponíveis no site do AEROCLUBE DE BAURU (www.aaeroclubebauru.com.br) a partir do dia 26 de novembro de 2010, quando da divulgação do gabarito definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito definitivo, bem como recurso contra o resultado final nas demais fases.

IV. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta do local de realização da prova, bem como seu comparecimento no horário determinado.

Não serão realizadas provas fora do local, cidade e horário determinados.

O candidato deverá comparecer ao local designado para prestar a prova, munido unicamente de canetas esferográficas de tinta preta ou azul e de documento oficial e original de identidade, contendo fotografia e assinatura. Será exigida a apresentação do documento original, não sendo aceitas fotocópias, ainda que autenticadas.

Os portões de acesso ao local de prova serão fechados as 8:45hs, 15 (quinze) minutos antes do horário previsto para o início do exame.

Serão considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares (ex-Ministérios Militares), pelas Secretarias de Segurança, pelos Corpos de Bombeiros, pelas Polícias Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc.); passaporte; carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; e Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto).

Os documentos deverão estar em boas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e de sua assinatura.

O candidato será submetido à identificação datiloscópica e/ou fotográfica caso a comprovação de sua identidade esteja dificultada, no entendimento da equipe de fiscalização do processo seletivo.

O candidato que não apresentar documento oficial de identidade não realizará a prova.

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento oficial de identidade, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que comprove o registro do fato em órgão policial, expedido no máximo há 30 (trinta) dias, sendo o candidato submetido à identificação especial.

Não haverá, sob hipótese alguma, segunda chamada para a prova. O não comparecimento, qualquer que seja a alegação, acarretará a eliminação automática do candidato.

Das Provas

O candidato deverá conferir as informações contidas no material de prova, ao recebê-lo, a comando do fiscal, e assinar seu nome em local apropriado.

O candidato deverá transcrever, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul, as respostas da Prova Objetiva para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção; o seu preenchimento será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções fornecidas pelos fiscais de sala.

O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade da correção de suas respostas.

Não será permitido que as marcações na folha de repostas sejam feitas por outras pessoas.

Será atribuída “nota zero” à questão da Prova Objetiva que não corresponder ao gabarito oficial ou que contiver emenda, rasura ou mais de uma ou nenhuma resposta assinalada.

Por motivo de segurança serão adotados os seguintes procedimentos:

a)   após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova, sem autorização e acompanhamento da fiscalização;

b)   o candidato só poderá retirar-se definitivamente da sala de prova portando sua ficha para transcrição de respostas (gabaritinho), após 01 (uma) hora do início da mesma.

Ao encerrar a prova, o candidato deverá fazer a entrega do caderno de Prova, da folha de respostas da prova e deverá assinar a lista de presença na sala.

O candidato que se retirar definitivamente do ambiente de prova não poderá retornar em hipótese alguma.

Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que:

a)   chegar ao local de prova após o fechamento dos portões;

b)   durante a realização da prova, for surpreendido em comunicação com outro candidato ou pessoa não autorizada;

c)   desrespeitar membro da equipe de fiscalização ou perturbar a ordem e a tranquilidade necessária à realização da prova;

d)   descumprir qualquer das instruções fornecidas pelos fiscais de sala;

e)   não realizar a prova;

f)    ausentar-se da sala de prova sem autorização, portando ou não a folha de respostas da Prova Objetiva;

g)   não devolver o caderno ou a folha de respostas da Prova Objetiva;

h)   deixar de assinar a folha de respostas da Prova Objetiva e/ou a lista de presença;

i)    não atender às determinações do presente Edital e de seus Anexos; e

j)    quando for constatado ter o candidato se utilizado de processos ilícitos.

No dia de realização da prova não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação

V. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente da pontuação final.

Na hipótese de igualdade na nota final entre 2 (dois) ou mais candidatos, serão utilizados, sucessivamente, os critérios de desempate adiante definidos.

a)   O de idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal nº. 10.741, de 1.º de outubro de

2003;

b)   O de mais idade inferior a 60 (sessenta) anos;

c)   O que obtiver maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa;

d)   O que obtiver maior pontuação nas questões de Matemática;

e)   O que obtiver maior pontuação nas questões de Atualidades.

Persistindo o empate, mesmo após aplicados os respectivos critérios de desempate previstos, deverá ser feito

sorteio na presença dos candidatos envolvidos.

VI. DOS RESULTADOS DA PROVA OBJETIVA

O resultado do Processo Seletivo será divulgado, no dia 29 de novembro de 2010 na página www.aeroclubebauru.com.br e, também, em quadro a ser afixado na sede do AEROCLUBE DE BAURU, situada no Aeroporto de Bauru, Alameda Drº Octavio Pinheiro Brisolla nº 19-100, Bauru – SP.

O deferimento somente se dará em caráter final no ato de matrícula, após a apresentação e a devida conferência final da documentação original, de que poderá resultar a reclassificação dos candidatos.

SÍNTESE DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

 

           ETAPA                                                                              DATA / PERÍODO

Inscrição do candidato…………………………………….26/10/2010 à 12/11/2010

Divulgação dos candidatos inscritos…………………….17/11/2010

Divulgação dos locais de realização das provas………17/11/2010

Prova Objetiva……………………………………………….21/11/2010

Divulgação do Gabarito Preliminar……………………….22/11/2010

Prazo Máximo para interposição de recursos…………..24/11/2010

Resultado dos recursos e gabarito definitivo…………..26/11/2010

Publicação dos candidatos aprovados……………………29/11/2010

Período de Matrícula…………………………………………30/11/2010 à 03/12/2010

Início das Aulas………………………………………………06/12/2010
Bauru – SP, 25 de outubro de 2010

AEROCLUBE DE BAURU

Fábio Pereira Vieira

Presidente

ANEXO I  -  FICHA DE INSCRIÇÃO 

ANEXO II – DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO 001/2010/ACB:

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do Título Eleitoral;
  • Cópia do Certificado de Reservista;
  • Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio;

ANEXO III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA OBJETIVA


LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

MATEMÁTICA

Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação do 1.º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

ATUALIDADES

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos e sociais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de primeiro de janeiro de 2010, divulgados na mídia local e/ou nacional.

 

VERSÃO PARA IMPRESSÃO – 04/11/2010

 

VERSÃO PARA IMPRESSÃO – 25/10/2010